A Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas (HC) lançou uma campanha beneficente de venda de obras de arte de artistas paranaenses e brasileiros – além de réplicas de alguns dos mestres mundiais das artes, como Joan Miró e Tiziano Vecellio – para levantar fundos para a reforma da sede do Centro de Neuropediatria do Hospital de Clínicas (Cenep), que atende todos os meses 1500 crianças e adolescentes.
A venda das obras está sendo feita pelo site amigosdohc.org.br/obras. São 58 quadros doados pela família do leiloeiro Sérgio Lemos Torres, falecido em 2023, com preços que variam de R$ 400 a R$ 12 mil. A campanha reúne quadros de importantes artistas paranaenses e brasileiros como Kurt Boiger, Douglas Krieger, Luiz Carlos Andrade de Lima, Renée Bittencourt e Farnese de Andrade Neto; e também algumas réplicas de obras famosas de artistas como Joan Miró, Johannes Vermeer, Joseph M. W. Turner, Wasily Kandinsky e Tiziano Vecellio.
“Mais uma vez, os Amigos do HC contam com a participação da sociedade para nos ajudar com mais uma obra. É grandioso o que temos conquistado para as pessoas ao longo dos anos e, dessa vez, as crianças e adolescentes serão as beneficiadas com a reforma do Cenep. Elas merecem um ambiente acolhedor e as famílias precisam de um atendimento digno” afirma Domingos Murta, presidente da associação.
Cenep
O Cenep atende 1,5 mil crianças e adolescentes mensalmente. Além disso, forma profissionais, recebendo alunos de graduação, mestrado e doutorado das áreas da saúde. Os atendimentos são 100% SUS. "Com nossas ações, buscamos proporcionar um ambiente acolhedor e um atendimento digno. Para algumas crianças, o Cenep é o único local que elas conhecem fora de casa", afirma Fernanda Fredo, médica neurologista do Cenep.
No centro de neuropediatria, são atendidos recém-nascidos até adolescentes de 14 anos, diagnosticados com doenças raras, transtorno do espectro autista, prematuridade extrema, epilepsia, transtorno de aprendizagem e outras doenças neurológicas da infância. A estrutura de 750m² conta com recepção, sala de espera, espaço reservado aos médicos, sala de reuniões e mais de dez consultórios.
Além da venda dos quadros, outra forma de ajudar a reforma do centro é por meio de doações via PIX: cenep@amigosdohc.org.br.
Serviço:
Campanha beneficente – Reforma do Cenep
Venda de obras de arte.
Informações e vendas pelo site www.amigosdohc.org.br/obras.
Crédito da foto: Divulgação/Amigos do HC