A clássica ópera João e Maria, de Engelbert Humperdinck, ganha uma nova montagem com apresentações natalinas gratuitas no auditório Regina Casillo, no Solar do Rosário – sexta-feira (20), às 20 horas; sábado (21), às 17h30; e domingo (22), às 10 horas e 17h30. A iniciativa é da orquestra feminina Ladies Ensemble, que levará ao público a obra em português e com legendas, em um formato contemporâneo e acessível para todas as idades.
Com a direção artística e musical de Fabiola Bach Akel e a regência de Alexandre Brasolim, a montagem envolve sete cantores líricos e uma equipe formada de maneira cuidadosa. Fabiola conta que diferentes elementos cênicos são utilizados para narrar a história, que é considerada uma das óperas mais difíceis de se tocar. “A obra é desafiadora para os músicos, mas fácil de ouvir, com uma linguagem democrática que dialoga com diferentes públicos”, confirma.
A ópera João e Maria tem um lugar único na história por ter sido a primeira transmitida pelo rádio no início do século 20. Agora, em uma montagem ao vivo, ela proporciona ao público a oportunidade de se conectar diretamente com os personagens e a força da música. Para a diretora artística, essa combinação ganha ainda mais relevância nos dias atuais. “Foi a primeira ópera transmitida pelo rádio e, hoje, com o predomínio das telas, oferecer essa experiência sonora aliada à encenação ao vivo é algo enriquecedor, especialmente para as crianças. A apresentação em português também facilita o acesso dos jovens ao universo da ópera, tornando-a mais próxima e compreensível”, afirma.
A iniciativa é uma realização da Prefeitura de Curitiba, em parceria com o Solar do Rosário e a Ladies Ensemble.
Serviço:
Ladies Essemble apresenta a ópera João e Maria
Auditório Regina Casillo – Solar do Rosário (Rua Lourenço Pinto, 500 – Centro)
Dia 20 de dezembro (sexta-feira), às 20h; dia 21 (sábado), às 17h30; e dia 22 (domingo), às 10h e 17h30.
Entrada gratuita.
Crédito da foto: Marcelo Elias