Tony Ramos e Denise Fraga apresentam novo espetáculo no Guairão

 


Espetáculo que marca o primeiro encontro nos palcos dos atores Tony Ramos e Denise Fraga, O Que Só Sabemos Juntos estreia em Curitiba com duas únicas apresentações, nos dias 14 e 15 de fevereiro, no Grande Auditório do Teatro Guaíra. Os ingressos já estão à venda, com preços a partir de R$ 90: www.diskingressos.com.br/grupo/2167/2025-02-15/pr/curitiba/o-que-so-sabemos-juntos-com-denise-fraga-e-tony-ramos.

Tony Ramos e Denise Fraga consideram a montagem como um chamado urgente. Uma convocação para que cada pessoa saia de sua bolha de isolamento e seja capaz de, genuinamente, se colocar no lugar do outro, sentir suas dores e compreender suas angústias, mas também suas alegrias, transformações e conquistas. A montagem teve sua estreia no dia 26 de abril de 2024, no Teatro Tuca, em São Paulo, e já foi apresentado também em Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre e Rio de Janeiro.

Denise e Tony são mais do que dois célebres e reconhecidos atores do Brasil: ambos são conhecidos por sua consciência cidadã e sua necessidade de estarem sempre em diálogo artístico com temas urgentes da vida do país e do mundo. Valendo-se da interação direta e delicada com a plateia, O Que Só Sabemos Juntos se apresenta como um espetáculo-festa-despertador, uma mola propulsora que tira o espectador da apatia, de sua tela e o convoca a experimentar no aqui e agora, emoções, ações e, principalmente, entender que todos dependemos uns dos outros nessa peça, como na vida. Imaginar mundos possíveis juntos, e construir com o público, daquele dia, o espetáculo.

Uma coisa é ler a notícia de que dezenas de milhares de pessoas abandonaram suas casas às pressas, que milhares foram massacradas em um único dia, que centenas buscam refúgio ou foram violentadas naquela tarde. Tudo isso são só números, abstratos, distantes. São? Mas se, ao contrário, ouvimos histórias das pessoas envolvidas, sabemos de suas circunstâncias íntimas, seus desejos e emoções, talvez possamos nos identificar com elas e saber que poderíamos ser nós que estaríamos em seu lugar. Ou ainda, que precisamos agir coletivamente, agora. Sair da frieza dos números e alcançar o calor das histórias. Sensibilizar, sem sentimentalismo, com uma linguagem refinada, muito humor e senso crítico.

O Que Só Sabemos Juntos também tem um inevitável caráter de celebração: do primeiro encontro de dois atores lendários nos palcos (Tony com 60 anos de carreira, Denise com 40, trajetórias que somam um século), celebração da continuidade da trajetória excepcional que Denise vem construindo no teatro e também da volta de Tony aos palcos, depois de 20 anos se dedicando ao audiovisual. Celebração da força do teatro para, permanentemente, iluminar e socorrer à vida e aos viventes, para seguir embalando a vida com arte.

Neste contexto, em meio a cenas que dramatizam questões pungentes do mundo contemporâneo, fala-se de aquecimento global e a crise climática, a dominação dos seres humanos por telas e pelo capital, a condição feminina e o patriarcado atualmente, a possibilidade, a dificuldade e a reinvenção para criar filhos, amigos e vínculos diversos.

Com essas cenas, juntam-se a memória desses dois atores e textos de peças clássicas da dramaturgia, como Tio Vânia, de Anton Tchekhov, e Galileu Galilei, do alemão Bertolt Brecht, como que para demonstrar, sem explicações didáticas ou professorais, que o teatro atemporal é um instrumento poderoso para pensar qualquer tempo, através de sua força arquetípica e capacidade de condensar dramas humanos.

Juntam-se, ainda, ao texto da peça, o pensamento da autora, ativista e feminista bell hooks (grafado em minúsculo mesmo), os ensaios e crônicas da escritora polonesa Olga Tokarczuk, textos da jornalista e documentarista brasileira Dorrit Harazim, a prosa da francesa Annie Ernaux, e a poesia de Fernando Pessoa, Arnaldo Antunes, João Cabral de Melo Neto, entre outros.

O espetáculo é uma grande pergunta da função da arte e da função do artista no nosso tempo, idealizada e criada pela NIA Teatro e seu trio de sócios-artistas – o diretor Luiz Villaça, a atriz Denise Fraga e o produtor José Maria. Juntam-se a essa nova criação uma serie de artistas convidados de diversas linguagens, entre eles: o escritor, dramaturgo, roteirista e músico Vinícius Calderoni; a professora, pesquisadora e multiartista Kenia Dias; a cenógrafa e arquiteta Duda Arruk; o diretor, artista visual e iluminador Wagner Antônio; a figurinista Verônica Julian; e uma banda de cinco mulheres, entre elas a baterista e percussionista Priscila Brigante, a baixista Clara Bastos e a pianista Ana Rodrigues, sob direção musical e arranjos da compositora, escritora e criadora premiada, Fernanda Maia. 

Em cena, o encontro de dois mestres – Denise e Tony – que preferem a dúvida e escolhem o ato de se questionar em detrimento da certeza fácil e esvaziada.


Serviço: 

O Que Só Sabemos Juntos

Teatro Guaíra (Praça Santos Andrade, s/nº – Centro)

Dias 14 e 15 de fevereiro (sexta-feira e sábado), sempre às 21h.

Ingressos: www.diskingressos.com.br/grupo/2167/2025-02-15/pr/curitiba/o-que-so-sabemos-juntos-com-denise-fraga-e-tony-ramos, ou no dia do espetáculo na bilheteria do teatro.

Valor: a partir de R$ 90

Classificação indicativa: 12 anos


Crédito da foto: Cacá Bernardes