Curitiba Cia. de Dança apresenta balé clássico Giselle no Teatro Guaíra

 


Nesta terça (8) e quarta-feira (9), sempre às 20 horas, o Teatro Guaíra recebe duas apresentações do balé clássico Giselle. Produzido pela Curitiba Cia. de Dança – um dos repertórios mais consagrados do mundo –, o espetáculo contará com a participação da bailarina Ana Botafogo, no papel de Bathilde, além dos primeiros bailarinos do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Juliana Valadão e Cícero Gomes, que interpretarão os papéis principais de Giselle e Albrecht. Os ingressos estão à venda pelo Disk Ingressos.

Giselle foi coreografado por Jean Coralli e Jules Perrot, com a colaboração de Marius Petipa em algumas versões, e música composta por Adolphe Adam. O espetáculo explora temas como amor e traição, abordando as consequências da infidelidade e o poder redentor do amor verdadeiro, em uma celebração da técnica e da graça dos personagens. No segundo ato, o contraste entre o mundo dos vivos e o reino dos espíritos ganha vida, criando uma atmosfera de mistério e magia.

A história se inicia em uma aldeia pitoresca, onde a jovem Giselle, uma camponesa simples e apaixonada pela dança, vive com sua mãe. Giselle é conhecida por sua alegria e delicadeza, sendo admirada por muitos, entre eles, Albrecht, um nobre disfarçado de camponês que se apaixona pela jovem e ganha seu coração.

A paz na aldeia é perturbada por Hilarion, um caçador que também ama Giselle e que está ciente do verdadeiro status de Albrecht. Hilarion tenta alertar a garota sobre o nobre disfarçado, mas ela não acredita em suas palavras e continua a sonhar com um futuro ao lado do pretenso camponês. 

Durante uma festa de colheita, Giselle e Albrecht celebram seu amor com a dança. No entanto, o momento de felicidade é interrompido quando um grupo de nobres chega à aldeia. Giselle descobre que Albrecht é, na verdade, um príncipe e já está prometido a outra mulher, a condessa Bathilde. A revelação devastadora leva Giselle à loucura. Desesperada e com o coração partido, ela morre de choque e exaustão.

O segundo ato se passa na floresta, onde Giselle é sepultada em um cemitério. Albrecht, devastado pela morte da amada, visita seu túmulo para lamentar sua perda. Ele é encontrado pelas Wilis, espíritos de jovens mulheres que morreram antes do casamento. Lideradas pela rainha Myrtha, elas se vingam dos homens que as abandonaram, dançando-os até a exaustão e a morte.

Giselle, agora um espírito Wili, aparece e se compadece de Albrecht. Ela tenta proteger Albrecht das Wilis e dança com ele para ajudá-lo a escapar do destino que lhe espera. A dança de Giselle é marcada por uma combinação de ternura e força, demonstrando seu amor eterno e sua capacidade de perdoar.

No final, o poder do amor de Giselle e o arrependimento de Albrecht são suficientes para salvar o nobre da destruição. Com o amanhecer, as Wilis retornam aos seus túmulos, e Giselle desaparece, voltando à paz eterna. Albrecht permanece em luto, mas com a consciência de que Giselle sempre estará em seu coração.

O espetáculo é realizado pela Fundação Cultural de Curitiba, Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac) e Curitiba Cia. de Dança, com apoio do Teatro Guaíra, Madero, Festval, Dona Helena e Dom Antônio.


Serviço:

Giselle, com a Curitiba Cia. de Dança e participação de Ana Botafogo

Teatro Guaíra (Praça Santos Andrade s/nº – Centro)

Dias 8 e 9 de abril (terça e quarta-feira), sempre às 20h.

Ingressos: a partir de R$ 37,50 (meia-entrada) + taxa adm., à venda em www.diskingressos.com.br/grupo/2292/2025-04-08/pr/curitiba/espetaculo-de-ballet-giselle-curitiba-cia-de-danca


Crédito da foto: Daniel Ebendinger