Peça Corpórea tem sessões gratuitas no Teatro Universitário de Curitiba

 


Nesta quinta-feira (10), o Teatro Universitário de Curitiba (TUC) será palco da estreia do espetáculo teatral Corpórea, um projeto que une arte, inclusão e empoderamento feminino. Com dramaturgia de Rosana Barroso, direção geral de Laércio do Amaral e protagonizado por Isadora Terra e Samara Rocha, a montagem conta com seis apresentações gratuitas ao longo do mês de abril, sempre seguidas de debates com o elenco, direção e convidados especiais. A iniciativa visa ampliar o acesso à cultura, proporcionando às mulheres atendidas pela Fundação de Ação Social de Curitiba (FAS) uma experiência teatral transformadora.

Segundo Rosana, Corpórea conta com uma abordagem sensível e profunda, retratando a jornada de duas mulheres em meio aos desafios e conquistas de suas trajetórias. O espetáculo propõe uma reflexão sobre questões sociais, emocionais e culturais relacionadas à condição feminina. "A arte tem o poder de transformar realidades. Este projeto não é apenas sobre contar uma história, mas sobre dar voz a mulheres que, muitas vezes, são tornadas invisíveis pela sociedade. Queremos que elas se sintam representadas, acolhidas e, sobretudo, protagonistas de suas próprias narrativas", afirma.

Com uma equipe majoritariamente feminina, composta por mulheres cis e trans, Corpórea reforça o compromisso com a promoção da igualdade de gênero e com a criação de espaços mais diversos e inclusivos dentro do teatro. O projeto conta ainda com diversas iniciativas de inclusão, como a realização de duas oficinas teatrais exclusivas para mulheres em situação de vulnerabilidade, incentivando o desenvolvimento de habilidades artísticas e proporcionando uma vivência prática no teatro. 

Para garantir acessibilidade, todas as sessões de Corpórea contarão com intérpretes de Libras, e os materiais de divulgação serão adaptados para pessoas com baixa visão. Também está prevista uma parceria com o poder público para viabilizar o transporte das mulheres atendidas pela FAS até o teatro. "A democratização do acesso à cultura é essencial. Queremos quebrar barreiras e mostrar que o teatro é um espaço de acolhimento e reflexão para todas as mulheres, independentemente de sua condição social", destaca Rosana. 


A peça

Criada e escrita pela dramaturga e roteirista Rosana Barroso, a peça Corpórea foi originalmente montada em 2011 para o Festival de Teatro de Curitiba, tendo estreado no Sesc Centro. Desde então, ganhou reconhecimento e foi publicada em 2018 pela Anadara Brasiliana Edições. Em sua nova montagem, o projeto homenageia o diretor Emílio Pitta, reforçando seu legado na cena teatral curitibana.

A montagem é realizada pelo Fundo Municipal de Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Curitiba e Lei Aldir Blanc.


Serviço:

Corpórea

Teatro Universitário de Curitiba – TUC (Galeria Júlio Moreira – Travessa Nestor de Castro, s/nº – Centro)

Dias 10 e 24 de abril, às 14h; e dias 11 e 25 de abril, às 9h30 e 14h.

Entrada gratuita.


Crédito da foto: Divulgação